Notícias | Conceitos

mundo via bella

Porsche Cayenne reboca o maior avião de passageiros do mundo

SUV puxou um jato Airbus A380 por 42 metros e entrou para o Guinness Book.

02/05/2017 - 15:09hs

A aeronave de 285 toneladas foi puxada por duas versões diferentes do Cayenne. Quem puxou a aeronave foi um Cayenne S Diesel saído da linha de montagem sem nenhuma modificação. O SUV possui motor V8 4.2 biturbo de 385cv e 86,6mkgf de torque. Depois do recorde estabelecido, a Porsche usou um Cayenne Turbo S, com V8 4.8 biturbo a gasolina de 570cv e 81,6mkgf para repetir o mesmo feito.

Um órgão independente atestou que os dois carros não sofreram qualquer alteração técnica. O engate utilizado foi o que equipa de série o Cayenne. Só precisaram adaptar o braço preso ao avião para que ele pudesse ser acoplado ao carro. O recorde foi supervisionado por engenheiros de mobilidade independentes do grupo UTAC CERAM, que também realizaram testes de desempenho para certificar que os carros se encaixavam nos padrões de produção. A Porsche afirmou que os dois modelos percorreram o caminho de volta a Londres após rebocar o avião sem problemas.

O A380 tem 72,7m de comprimento, 79,7m de envergadura, dois andares para mais de 500 passageiros e peso de quase 285 toneladas quando vazio, como na ocasião do teste – totalmente carregado, chega a 575 toneladas.

O título arrematado é o de carro de produção que puxou a aeronave mais pesada. Superou em 115 toneladas o recorde anterior, de um Nissan Patrol V8 que rebocou um Ilyushin Il-76, um cargueiro russo.

E aí, gostou? Compartilhe!
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu comentário abaixo.

Siga navegando e explorando o Mundo Via Bella.
#MundoViaBella  |  #ViaBella20Anos

veículos para comparação (0)

abrir
fechar