Notícias | Conceitos

mundo via bella

BMW APRESENTA NOVO LOGOTIPO

Logotipo sem fundo preto será utilizado apenas para “fins de comunicação online e offline”.

09/03/2020 - 16:10hs

A BMW atualizou o seu logotipo pela sexta vez, a primeira em 23 anos, mas não aplicará a mudança aos emblemas dos carros – ainda que ele tenha sido revelado no conceito do i4.

Segundo a marca alemã, a alteração é específica para “fins de comunicação online e offline”, uma vez que o seu visual é “mais adequado à era digital”. A ação segue a estratégia adotada recentemente pela Volkswagen.

A principal mudança está no anel externo, que perdeu a cor preta para ficar transparente. A ideia é mostrar a cor de fundo em qualquer imagem ou superfície onde o logotipo seja aplicado.

O desenho da logomarca também foi retocado para ganhar uma aparência tridimensional.

“A BMW está se tornando uma marca de relacionamento. O novo logotipo de comunicação significa abertura e clareza”, explicou Jens Thiemer, chefe de gerenciamento de marcas da BMW Group. A atualização “está voltada para os desafios e oportunidades da digitalização para as marcas”, disse o executivo.

“Com restrição visual e flexibilidade gráfica, estamos nos equipando para a grande variedade de pontos de contato na comunicação em que a BMW estará presente, online e offline, no futuro”, acrescentou Thiemer.

A BMW já havia mudado seu logotipo cinco vezes desde quando a marca foi criada, em 1917, a partir da renomeação da fabricante de motores de aviões Rapp Motorenwerke, sediada em Munique, na Alemanha. A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores).

O novo logotipo mantém o padrão azul e branco quadriculado no centro. As cores azul e branco representam o estado alemão da Baviera. Durante anos, o logotipo foi interpretado como uma hélice giratória devido a um anúncio publicado pela marca em 1929.

Mudança divide opiniões de designers

Especialistas em design analisaram detalhes da nova marca, como costuma acontecer quando as marcas mudam seus logotipos.

Armit Vit, editor do Brand New, que analisa o redesenho corporativo, não gostou da mudança. “Sinto que o fundo preto [do logotipo] ajudou a tornar a BMW tão icônica e elegante, adicionando um rico contraste ao branco e azul. Sem o preto e o conceito de transparência para o novo logotipo, literalmente parece que algo está faltando”.

O “design mais plano que descarta os efeitos 3D muito antigos” agradou os editores do site de cultura e tecnologia Verge. Mas a publicação não gostou do efeito transparente, dizendo que “parece que alguém da equipe criativa ficou desleixado e excluiu acidentalmente o plano de fundo do arquivo do Photoshop antes de exportá-lo”.

No entanto, o site Creative Bloq, que cobre o design e a inspiração da arte, foi mais positivo, dizendo: “Somos fãs do design recentemente claro. Sua simplicidade sugere que ele foi atualizado com o digital em mente, mas também reconhece as características do logotipo. herança do ano – um exemplo sólido de design de logotipo clássico e moderno”.

Fonte: Quatro Rodas
 

veículos para comparação (0)

abrir
fechar