Notícias | Clássicos

mundo via bella

Chevrolet Opala, comemorando 50 anos de orgulho para a nação.

Mesmo com a concorrência dos carros americanos o Opala fez muito sussesso nessa bela trajetória.

04/12/2018 - 15:53hs

Um dos clássicos nacionais mais celebrados, o Chevrolet Opala completou 50 anos em Novembro de 2018. Baseado no alemão Opel Rekord, o Opala foi o primeiro Chevrolet brasileiro. Com motores de quatro e seis cilindros e duas versões de acabamento, ele conquistou a vice-liderança do mercado meses após sua apresentação, em 19 de novembro de 1968, há exatamente 50 anos.

Resistiu bem ao avanço da concorrência, até que a GM preparou a grande ofensiva na linha 1971: a versão Gran Luxo.

O mais requintado dos Opalas era uma resposta a modelos maiores e mais caros, leia-se Ford Galaxie e Dodge Dart. A ausência de itens como direção hidráulica, ar-condicionado e câmbio automático era suavizada pela nova grade com faróis emoldurados e por um padrão de acabamento externo e interno superior ao das versões Especial e De Luxo.

A principal inovação técnica era o motor 4100. Oferecido como opcional, o seis cilindros de 4,1 litros e 140 cv da versão esportiva, SS. Com 2,5 litros e 80 cv, o quatro cilindros 2500 oferecia rendimento satisfatório, mas desagradava pelo nível de aspereza e vibrações em marcha lenta.

A tração chegava à traseira por um câmbio de três marchas com alavanca na coluna de direção. Um dos opcionais era o câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho. A dirigibilidade era favorecida por engates secos e precisos e o banco inteiriço dava lugar a dois confortáveis assentos individuais.

O Opala foi o primeiro carro de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil. Cerca de um milhão de unidades saíram da fábrica de São Caetano entre 1968 e 1992, nas carrocerias cupê de duas portas, sedã de quatro portas e perua de duas portas. Nesses quase 24 anos, chegou a ser o carro nacional mais caro, além de objeto de desejo de várias gerações.

Fonte: Auto Esporte - G1 e Quatro Rodas

veículos para comparação (0)

abrir
fechar