Notícias | Tecnologia

mundo via bella

A primeira estrada elétrica do mundo

Caminhões circulando apenas com energia elétrica. Parece impossível? É precisamente essa a ideia da estrada elétrica que se situa perto da cidade de Gavle, na Suécia. É fruto de uma parceria única que exemplifica o caminho para o transporte livre de combustíveis fósseis.

18/07/2017 - 14:27hs

A Siemens desenvolveu a tecnologia para eletrificar a estrada e a Scania os caminhões equipados com um sistema para circular sem gastar qualquer gota de combustível.

A estrutura elétrica tem uma extensão de 2 km da estrada E26 que continua permitindo a circulação comum de veículos normais.

Já os caminhões desenvolvidos pela Scania permitem alternar o tipo de energia motora. Circulam normalmente com motor a diesel e ao chegar a este trecho ligam os cabos que integram ao sistema elétrico.

“Este é um passo importante para o percurso na procura do transporte livre de combustíveis fósseis”, referiu Claes Erixon, da Scania.

Os responsáveis do projeto esperam que os custos de transporte de mercadorias diminuam cerca de 50 por cento com este tipo de sistema.

E aí, gostou? Compartilhe!
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu comentário abaixo.

Siga navegando e explorando o Mundo Via Bella.
#MundoViaBella  |  #ViaBella20Anos

veículos para comparação (0)

abrir
fechar